Cecília Tavares
Jessé Lima Pinheiro
Remy Pereira de Sales
REFLEXOS DA FALTA DE LEITURA NA PRODUÇÃO
TEXTUAL DE ALUNOS DE 7º E 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marabá
– PA
2014
Título: Reflexos
da falta de leitura na produção textual de alunos de 7º e 8º anos do Ensino
Fundamental.
Problema: Trabalhar com produção textual no Ensino
Fundamental não tem sido uma tarefa fácil, uma vez que grande parte dos alunos
desse nível de ensino apresenta uma série de dificuldades motivadas por fatores
diversos. Diante disso, indagamos: quais são os reflexos que a falta de leitura
pode provocar na produção de textos escritos dos alunos de 7º e 8º anos do
ensino fundamental?
Justificativa
É
sabido que o trabalho com a produção textual nas aulas de Língua Portuguesa não
é uma tarefa fácil e, quando se trata desse trabalho com alunos do Ensino Fundamental,
o desafio é ainda maior, haja vista que uma parcela bem significativa dos alunos
desse nível de ensino apresenta uma série de dificuldades motivadas por
diversos fatores e que acabam dificultando ainda mais a atividade do
profissional que lida com a Língua Portuguesa.
A maioria dessas
dificuldades nascem a partir de uma única fonte – a falta de leitura – que
acaba trazendo consequências desagradáveis para o aluno e problemas
desafiadores para os professores de Língua Portuguesa.
Pensando nisso, resolvemos procurar
entender até que ponto essa inexistência do hábito da leitura por parte dos
alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental compromete suas produções de
textos escritos e dificulta o ensino da produção textual nas aulas de Língua Portuguesa.
Assim, a compreensão e o
reconhecimento das dificuldades de produção de textos escritos por alunos do 7º
e 8º anos do Ensino Fundamental motivadas pela falta de leitura e a busca pelo
desenvolvimento de habilidades que minimizem esse problema são as razões mais
contundentes que justificam a elaboração deste trabalho.
Objetivos
Geral:
Reconhecer
a existência de reflexos da falta de leitura na produção textual de alunos do
7º e 8º anos do Ensino Fundamental e desenvolver habilidades para minimizá-los.
Específicos:
Identificar
as dificuldades encontradas pelos alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
na produção de textos.
Analisar
quais dificuldades se devem à falta de leitura.
Desenvolver
atividades que despertem o interesse dos alunos pela leitura.
Criar
juntamente com esses alunos um jornal e um blog da escola para divulgar seus
textos.
Estimular
os alunos de 7º e 8º anos a produzir diferentes gêneros textuais para serem
publicados na escola.
Possibilitar
aos alunos a oportunidade de divulgar suas produções textuais na rádio local.
Público
Alvo:
Alunos de 7° e 8° anos do
Ensino Fundamental.
Metodologia: Este
trabalho está dividido em etapas e será desenvolvido da seguinte forma:
1ª
Etapa: Identificação das principais dificuldades de produção textual
apresentadas pelos alunos.
2ª
Etapa: Análise de quais dessas dificuldades são reflexos da falta de leitura.
3ª
Etapa: Apresentação dos resultados das etapas anteriores e sensibilização dos
alunos sobre a necessidade de leitura.
4ª
Etapa: Propiciar aos alunos um momento para a reescrita dos textos.
5ª
Etapa: Levar para a sala de aula recursos (jornais, revistas, folhetos, textos
de campanha comunitária, etc) que possibilitem aos alunos o contato com a
diversidade de gêneros textuais que fazem parte do seu dia a dia.
6ª
Etapa: Após as leituras e discussões em sala de aula sobre os diversos gêneros,
solicitar que os alunos produzam notícias sobre fatos que ocorreram na sua rua,
bairro ou cidade.
7ª
Etapa: Apresentar aos alunos a proposta de criação do blog e do jornal escolar para que eles possam divulgar suas
produções textuais.
8ª
Etapa: Estabelecer uma parceria com a rádio local para oportunizar aos alunos a
divulgação de algumas de suas produções.
Recursos:
Humanos:
professor,
alunos, equipe escolar e profissionais da rádio local.
Didáticos:
jornais,
revistas, livros didáticos, papel a4, pincéis, cartolinas, computadores,
impressoras, celulares e câmeras fotográficas.
Avaliação:
A
avaliação dar-se-á de forma contínua e processual.
Referências:
SANCHEZ, Jesus Nicaso García. Manual de dificuldades de aprendizagem:
Linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert
Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
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