quarta-feira, 19 de novembro de 2014



Cecília Tavares
Jessé Lima Pinheiro
Remy Pereira de Sales







REFLEXOS DA FALTA DE LEITURA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DE 7º E 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL














Marabá – PA
2014


Título: Reflexos da falta de leitura na produção textual de alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Problema: Trabalhar com produção textual no Ensino Fundamental não tem sido uma tarefa fácil, uma vez que grande parte dos alunos desse nível de ensino apresenta uma série de dificuldades motivadas por fatores diversos. Diante disso, indagamos: quais são os reflexos que a falta de leitura pode provocar na produção de textos escritos dos alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental?


Justificativa

            É sabido que o trabalho com a produção textual nas aulas de Língua Portuguesa não é uma tarefa fácil e, quando se trata desse trabalho com alunos do Ensino Fundamental, o desafio é ainda maior, haja vista que uma parcela bem significativa dos alunos desse nível de ensino apresenta uma série de dificuldades motivadas por diversos fatores e que acabam dificultando ainda mais a atividade do profissional que lida com a Língua Portuguesa.
            A maioria dessas dificuldades nascem a partir de uma única fonte – a falta de leitura – que acaba trazendo consequências desagradáveis para o aluno e problemas desafiadores para os professores de Língua Portuguesa.
            Pensando nisso, resolvemos procurar entender até que ponto essa inexistência do hábito da leitura por parte dos alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental compromete suas produções de textos escritos e dificulta o ensino da produção textual nas aulas de Língua Portuguesa.
            Assim, a compreensão e o reconhecimento das dificuldades de produção de textos escritos por alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental motivadas pela falta de leitura e a busca pelo desenvolvimento de habilidades que minimizem esse problema são as razões mais contundentes que justificam a elaboração deste trabalho.     



Objetivos
Geral:
Reconhecer a existência de reflexos da falta de leitura na produção textual de alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e desenvolver habilidades para minimizá-los.

Específicos:
Identificar as dificuldades encontradas pelos alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental na produção de textos.
Analisar quais dificuldades se devem à falta de leitura.
Desenvolver atividades que despertem o interesse dos alunos pela leitura.
Criar juntamente com esses alunos um jornal e um blog da escola para divulgar seus textos.
Estimular os alunos de 7º e 8º anos a produzir diferentes gêneros textuais para serem publicados na escola.
Possibilitar aos alunos a oportunidade de divulgar suas produções textuais na rádio local.


Público Alvo:
Alunos de 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.

Metodologia: Este trabalho está dividido em etapas e será desenvolvido da seguinte forma:
1ª Etapa: Identificação das principais dificuldades de produção textual apresentadas pelos alunos.
2ª Etapa: Análise de quais dessas dificuldades são reflexos da falta de leitura.
3ª Etapa: Apresentação dos resultados das etapas anteriores e sensibilização dos alunos sobre a necessidade de leitura.
4ª Etapa: Propiciar aos alunos um momento para a reescrita dos textos.
5ª Etapa: Levar para a sala de aula recursos (jornais, revistas, folhetos, textos de campanha comunitária, etc) que possibilitem aos alunos o contato com a diversidade de gêneros textuais que fazem parte do seu dia a dia.
6ª Etapa: Após as leituras e discussões em sala de aula sobre os diversos gêneros, solicitar que os alunos produzam notícias sobre fatos que ocorreram na sua rua, bairro ou cidade.
7ª Etapa: Apresentar aos alunos a proposta de criação do blog e do jornal escolar para que eles possam divulgar suas produções textuais.
8ª Etapa: Estabelecer uma parceria com a rádio local para oportunizar aos alunos a divulgação de algumas de suas produções.

Recursos:

Humanos: professor, alunos, equipe escolar e profissionais da rádio local.

Didáticos: jornais, revistas, livros didáticos, papel a4, pincéis, cartolinas, computadores, impressoras, celulares e câmeras fotográficas.

Avaliação: A avaliação dar-se-á de forma contínua e processual.


Referências:

SANCHEZ, Jesus Nicaso García. Manual de dificuldades de aprendizagem: Linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

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