terça-feira, 18 de novembro de 2014

UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA AQUISIÇÃO DA
                             ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO

                          Maria Jackeline Rocha Bessa (UERN/CAMEAM/Bolsista PIBIC)
                Maria Dayane de Oliveira (UERN/CAMEAM)
                                Lidiane de Morais Diógenes Bezerra (UERN/CAMEAM/DL)



RESUMO

No momento em que a criança inicia o processo de aquisição da escrita é bem provável que ela escreva como fala, ou que apresente influências da fala na escrita. Partindo desse pressuposto, neste   trabalho,  objetivamos  investigar   a   influência   da   oralidade   no   processo   de   aquisição   da escrita   de   alunos   do   6º   ano   do   Ensino   Fundamental.  Para   isso,  tomamos   como   referencial teórico  autores que trazem discussões pertinentes sobre o assunto, como: Capistrano  (2007) e Marcuschi (2008, 2010). O corpus do trabalho é constituído por um total de 06 (seis) textos de alunos da 6º ano, de uma escola pública da cidade de Pau dos Ferros-RN. A partir  da análise desses textos, procuramos verificar a ocorrência de marcas de oralidade na escrita desses alunos. De   acordo   com   os   resultados,   as  crianças   mostram   que   selecionam   ideias   e   que   conseguem transmitir   uma  mensagem,   embora   não   consigam   estabelecer   um   modelo   de   texto   escrito   e discorrer   sobre   determinado   tema   com   fluência   e   domínio   da   escrita,  sem   precisar   recorrer frequentemente ao banco de dados de sua linguagem oral usual. Esses resultados vêm confirmar o   que   os   autores  citados  discutem   sobre   as   marcas  da  oralidade,   que   a   criança   na   fase   de aquisição da escrita ele tende a escrever como fala.

Palavras-chave: Marcas de oralidade. Aquisição da escrita. Ensino fundamental.

Disponível em: 
http://www.google.com.br/url?q=http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/6aed000af86a084f9cb0264161e29dd3.pdf&sa=U&ei=opNrVOvaJ4ylNtWUgegC&ved=0CCsQFjAE&sig2=TWbaj32IGMofYt8YVnFWXg&usg=AFQjCNH0jvP7KIwllOTEWnZ0YoSV5CYMeg

Nenhum comentário:

Postar um comentário